A recuperação dos créditos é um desafio na rotina de empresas de vários portes e setores, mas se torna ainda mais importante quando se refere a um grande valor. Sejam oriundas de múltiplos ou um único devedor, a quantia alta que deixa de ser paga, tem potencial para causar graves impactos no fluxo de caixa da empresa.
A falta de pagamento prejudica não apenas o crescimento de uma companhia, mas também afeta diretamente nas operações diárias, investimentos futuros e até mesmo sua reputação no mercado.
Para mitigar esses riscos, é recorrido ao protesto, um mecanismo legal que facilita a cobrança extrajudicial, sem a necessidade de processos judiciais.
A inadimplência, ainda mais quando se trata de valores a receber altos, geram uma série de consequências negativas. Por exemplo, um fluxo de caixa comprometido leva a dificuldades em pagar fornecedores, funcionários e impede de arcar com outras obrigações financeiras, criando um efeito dominó que prejudica a estabilidade financeira da empresa.
O protesto cria um registro formal da dívida e pode ser consultado por outras partes interessadas, como instituições financeiras e empresas de crédito que faz com que o devedor fique trancado comercialmente, aumentando significativamente a chance de pagamento.
Não. O ato de protestar é a forma mais fácil e rápida de cobrar um crédito concedido e não pago, sendo feito de forma online. O credor poderá fazer e acompanhar todo o processo diretamente na plataforma, ou se precisar, contará com uma equipe especializada para auxiliá-lo.
Sem ele, a recuperação dos valores devidos acaba sendo mais lenta e complicada. O devedor eventualmente não sentirá a mesma urgência em resolver a situação.
Além disso, sem colocá-lo em prática, a pendência não é formalmente reconhecida, o que dificulta a cobrança judicial no futuro. Em muitos casos, a falta de um documento oficial de inadimplência enfraquece a posição do credor em disputas legais.
Além do protesto ser uma forma de cobrança dos devedores e servir como prova em caso de cobranças judiciais, como já comentado anteriormente, ele ainda se destaca por outras vantagens.
Uma das principais é que qualquer título ou documento que comprove a dívida pode ser encaminhado para protesto.
Além disso, com o advento de plataformas digitais que permitem que todo o processo seja realizado por meio da internet, é uma ação que se tornou muito mais ágil e menos burocrática.
Outro atrativo é que os repasses de valores recebidos em cartório são realizados em poucos dias úteis.